ATIVIDADES EXTRAS
O CADI oferece aos alunos do Berçário I e Berçário II o programa “Despertador Do Bebe” com atividades lúdicas que visam o desenvolvimento global da criança.
Os bebês contam com o solário e lactário exclusivos, salas organizadas por desenvolvimento e faixa etária, dormitório, musicalização e programação e programa bilíngue, com materiais e ambientes adaptadas e higienização constante.
Os demais espaços da escola são pensados para o uso infantil, arquitetos para proporcionar momentos lúdicos com fins pedagógicos de acordo com a faixa etária.
Para alunos a partir do Maternal, além da musicalização e do programa bilíngue, oferecemos também aula de movimento.
Venha conhecer nosso espaço, agende uma visita.
JUDÔ
A Prática de arte marcial iniciada nos primeiros anos de vida da criança está entre as mais recomendadas e preferidas por pais e profissionais voltados à educação infantil.
Por este motivo, nota-se que a grande maioria das escolas já inseriram o Judô em sua grade curricular ou indicam como atividade extra.
No Judô a criança vivencia tudo aquilo que é fundamental para seu desenvolvimento, tais como situações que exijam dela atenção, respeito, parceira e obediência, entre outros.
Segundo a UNESCO, o Judô é um dos melhores esportes para ser praticado durante a infância (entre 4 a 14 anos), pois une jogo e diversão. Por isso, deve ser iniciado o quanto antes!
CAPOEIRA
A Capoeira é um patrimônio cultural brasileiro reconhecido pelos órgãos públicos do nosso país e que pode ser verificado nos diferentes níveis de ensino, inclusive na Educação Infantil.
Através das brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima e superação de suas próprias limitações, o que resulta em uma criança mais desinibida e com mais segurança.
BALLET
Bem vindo às aulas de ballet Clássico do CADI.
A dança traz benefícios e aprendizados que são essencias e tem um diferencial na vida, especialmente para as crianças que estão em fase de formação, dançar é divertido e também muito favorável ao bem-estar. É uma ótima maneira de manter o equilíbrio com o corpo.
Benefícios da dança:
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Consciência corporal
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Disciplina
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Convívio em sociedade
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Exercício físico
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Persistência
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Ludicidade
A atualização de uniforme e coque são extremamente importantes para desenvolver a modalidade no ambiente escolar!
FUTEBOL
O futebol é uma atividade esportiva muito popular em todo o mundo e pode trazer muitos benefícios para a vida da criança, especialmente durante sua fase escolar. A prática do futebol em escolas pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades motoras, físicas, sociais importantes para seu desenvolvimento.
Primeiramente, o futebol pode ajudar a melhorar a coordenação motora das crianças, especialmente a coordenação olho-pé, que é essencial para jogar futebol. Além disso, a prática do futebol também ajuda a melhorar a força, a resistência e a flexibilidade dos músculos, o que pode contribuir para um desenvolvimento físico saudável.
Além disso, o futebol também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes, como trabalho em equipe, cooperação, comunicação e respeito mútuo. Durante os jogos de futebol, as crianças precisam aprender a trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, o que pode ajudá-las a desenvolver relacionamentos positivos e saudáveis com seus colegas.
A prática do futebol também pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades, como tomada de decisões rápidas, resolução de problemas e pensamento estratégico. Durante os jogos de futebol, as crianças precisam tomar decisões rápidas e estratégicas para vencer a partida, o que pode ajudá-las a desenvolver habilidades importantes para a vida adulta.
ENSINANDO COM ARTES E MÚSICA
A definição da música e da arte na educação infantil passa pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. A criança aos poucos vai formando sua identidade, percebendo-se diferente dos outros e ao mesmo tempo buscando integrar-se com os outros.
A partir do momento em que a criança entra em contato com a música e a arte, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. Sua interação e relações sociais serão marcados através deste contato e sua cidadania será trabalhada através dos conceitos que são passados através das músicas e das artes. A música e arte na educação infantil pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da auto-estima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações.
A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas idéias, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.
PROGRAMA ODONTOLÓGICO
A figura do professor é uma das principais na vida da criança. Mas, você sabia que ele também ajuda na saúde bucal do pequeno? Nossa escola tem um papel relevante no que se refere aos cuidados com a saúde bucal infantil, com o Programa Odontológico. A introdução sobre como proceder em relação ao assunto nos primeiros anos de vida escolar é justificada pelo fato de as crianças estarem em período de descobertas e em fase de aprendizagem. Pensar em bem-estar é pensar em prevenção. Assim que começa a ter coordenação motora, a criança deve ser estimulada e motivada a cuidar de sua higiene pessoal. O diálogo com as crianças é fundamental, explicar para elas a importância da higiene bucal e porque devem escovar os dentes, afinal de contas os ‘bichinhos’ (cáries) aparecem quando os dentes estão sujos e com resto de comida. Livros e filmes educativos, ajudam a ilustrar a explicação.
O programa de prevenção odontológica na escola, preservar a dentição natural é um trabalho constante e essencial. A higiene bucal regular é a melhor forma de preservar seu sorriso sempre saudável. Nossa profissional fornece orientações constantes sobre uma escovação correta, aplicação de flúor e uso de fio dental. Além de desenvolver o hábito de higienização precoce, tornar prazerosa a visita ao dentista, evitando possíveis traumas e reduzir custos no futuro, com tratamentos mais complexos. O acompanhamento é quinzenal através de atividades lúdicas e em grupos, adequadas para cada faixa etária, é possível mudar um comportamento e oferecer o conhecimento necessário para tornar a higiene bucal um hábito diário na vida dos pequenos.
CORPO E MOVIMENTO
O tema corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil se justifica pela necessidade de enfatizar, a partir de observações, a necessidade de a criança conhecer as funções de seu corpo e estabelecer relações de movimento que pertencem ao indivíduo em sua totalidade, revelando sentimentos, emoções, experiências vivenciadas por ela assim como a importância de criar hábitos e atitudes integradas ao corpo, possibilitando a construção da personalidade e da identidade; em outras palavras, se redescobrir.
Movimento na educação infantil
O foco principal deste trabalho se volta para o desenvolvimento da descoberta do corpo, no âmbito de investigação da consciência corporal, com o propósito de refletir sobre esse nível de complexidade envolvido no descobrimento do corpo durante a Educação Infantil.
As pesquisas defendem, em geral, o trabalho com o corpo o tempo todo para que a criança se aproprie da noção de espaço através de uma atividade prazerosa.
Pretendemos enfatizar a importância do estímulo à criatividade das crianças para que elas aprendam com as diversidades existentes no cotidiano escolar infantil seus valores, fundamentos e perspectivas na prática de uma aprendizagem rompendo barreiras e mitos sobre a educação, o lúdico e o corpo, e com isso mostrar que através da conscientização podemos demonstrar a contribuição que pode haver nesse campo de estudo que é a integração homem-cotidiano, fazendo com que nossos alunos aprendam brincando e para que eles possam também refletir não só sobre regras e limites, mas também sobre como aprender das mais diferentes formas.
O objetivo principal deste trabalho é mediar o processo de como olhamos nossos companheiros, como nos olhamos e como olhamos nosso mundo, isto é, para que as crianças saibam muito mais do que experimentaram pessoalmente e para que sua experiência com o mundo exterior, que constitui a realidade, através desses exercícios e brincadeiras, seja um meio de aceitação de si próprio, de suas limitações e do outro, atuando assim na sociedade de forma a construir um mundo melhor.
CULINÁRIA NA ESCOLA
As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
Culinaria infantil
Por meio da culinária podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas, e língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais. Uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.
As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.
Observando as brincadeiras de faz de conta entre eles na cozinha, percebemos o interesse das crianças em ter mais conhecimento sobre os alimentos, participando, ajudando as professoras, descascando e cortando os alimentos.
E assim as crianças podem tirar dúvidas e satisfazer curiosidades, com a leitura de receitas escolhidas por eles e professoras, usando sempre a importância dos alimentos saudáveis e de qualidade para um bom desenvolvimento nutricional.
Ao produzir e montar pratos com criatividade na sua apresentação para que sejam atraentes, as crianças têm mais prazer de comer o que produziram, conhecendo muitas vezes alimentos que não estão em seu cotidiano.
HORTICULTURA NA ESCOLA
Mostramos desde cedo a importância de produzir e cultivar hortaliças. A técnica é apresentada na prática, onde os pequenos colocam a mão na terra, literalmente, e preparam o solo para plantação e cultivo.
O objetivo dessa disciplina é demonstrar a importância nutricional dos alimentos, fazer com que os alunos apurem o paladar e aprendam, de forma lúdica, sobre como evitar desperdícios.
Trabalhamos a educação ambiental desde a Educação Infantil. O objetivo é desenvolver pessoas mais conscientes e preocupadas com as questões ambientais.